quarta-feira, 8 de maio de 2013

Armários da cozinha - Faça você mesma


Queridas, boa noite!
Como estão?
Já tem um tempo que prometi as amigas aqui do site a compartilhar algumas das experiências que fiz em minha casa. Bem, então deixe-me cumprir parte da promessa e contar como me virei para conseguir ter um armário na cozinha, sem pagar muitos mil reais aos marceneiros!

Para quem não acompanhou toda a novela da minha mudança vou fazer um breve resumo: Resolvi vender um pequeno apartamento que tinha pra comprar um lote e construir uma casinha pequena. A casa foi toda feita com base pré-moldada e o acabamento foi feito a parte com piso de cimento queimado. Tive milhares de problemas com os pedreiros no acabamento e acabei pagando por uma coisa que não foi entregue como prometido. Mas mesmo assim alguns acertos aconteceram ao longo da obra, e um deles foi o armário da cozinha.

Bem, meu marido e eu já imaginávamos que terminaríamos a obra completamente descapitalizados... daí surgiu a ideia de pedir ao mestre de obras (do acabamento) para fazer colunas de concreto na altura da pia e em cima dela colocamos placas de muro que compramos em uma fábrica de pré-moldados e os pedreiros as instalaram em cima das colunas de concreto, fazendo um balcão de cozinha em U. O vão entre as colunas  seriam os "armários". Em suma essa foi a base do armário. Bem, o armário de cima eu comprei na Leroy Merlin, apenas o módulo de cima e gastei exatos R$170,00, que foi tudo que comprei pronto. 


"Porta" dos armários: Não é de hoje que se colocam cortinas nos armários... mas elas são tão lindas. As minhas eu fiz de uma forma muito simples. Cortei retângulos de tecido com medida da altura e largura do vão que queria cobrir. A altura eu deixei uma sobra de 4 dedos para a barra e a largura eu deixei um acréscimo de 30% no tamanho, para dar um franzido. Fiz a barra primeiramente nas laterais e depois na parte de cima e baixo. Tem de se ter o cuidado de na parte de cima, fazer a barra e não fechar suas laterais, para que a cordinha passe por dentro dela (que é o suporte e onde fica franzido). Bem simples mesmo! Daí meu marido instalou ganchinhos e eu comprei uma corda própria para esse tipo de cortina (aqui em Brasília vende na Casa das persianas). Amarrei a corda com arame e passei a parte de cima da cortina. 





Assoalho dos armários: Meu marido pegou tábuas velhas usadas na obra e com a sua serra tico-tico as cortou no tamanho certo e as colocou lado a lado. Aí ele e sua ajudante linda as envernizaram, passaram massa corrida para assentá-las, lixaram e tornaram a passar outra camada de verniz, ficou ótimo. Vendo finalizado achei que valeu muito a pena todo o trabalho!





Essa é a entrada da cozinha... como não tem porta e o piso é todo igual, eu comprei esses mini-ladrilhos hidráulicos para "separar" o ambiente, e ficou bem bacana.


Ahhh, e esse foi o meu presente de dia das mães, que eu AMEI! É uma chaleira elétrica que ganhei do marido, que ferve água em menos de 1 minuto, rsrs, mega útil.


Espero que tenham gostado da cozinha feita a mão, rs

Beijos a todas

8 comentários:

Pituca disse...

Parabéns.... Ficou linda. Amei o capricho. Abraços a todos....

Елена Танская disse...

И мне понравилась Ваша кухня! Тем более своими руками - это всегда тепло и по-домашнему уютно♥

Artes D ♥ disse...

Amei, que lindo e parece prático, assim meu marido e eu pensamos tb qdo tivermos o nosso cantinho.
fiquei interessada em saber da cordinha, como ela fica bem reta e não pende no meio...queria fazer uma numa prateleira q tenho, mas pende no meio...tem alguma dica ou é a corda, talvez, ou o fio errado que peguei...abraços e parabéns pela sua cozinha.

Danielle Gregis disse...

achei muito bonita a sua cozinha... gostei da criatividade, sem contar que vocês não vão sofrer com cupins ou deformações como vemos nesses armários de mdf

Thais Pelosi Neves disse...

Camila, bom dia!!

Adoro seu blog, aprendo muito com as idéias postadas, amei a cozinha.
E o piso queimado. com ladrilhos hidraulicos também.

Beijos
Thais

Jenifer Fichario disse...

Adorei! Eu queria poder eu mesma fazer a casa toda, para não me incomodar com desconhecidos que "sabem fazer o trabalho". Pelo menos coisas pequenas assim a gente pode fazer por conta, né?

Raquel de Oliveira disse...

Ficou lindo. É incrível quando começamos a fazer as coisas o quando economizamos.
Nós estamos construindo uma pré fabricada, a economia é enorme.
Parabéns.
Mostra mais pra gente se inspirar. Bjs.

Beth Salvia disse...

Com capricho tudo pode ficar bonito, e sua cozinha ficou a sua cara, linda mesmo sem ser pre fabricada, ameei a organização, parabéns.